Empreendedora individual aposta no planejamento para ampliar salão de beleza
O entusiasmo com a evolução do negócio é o que estimula os empreendedores individuais a projetarem seus sonhos até por prazos mais longos. É o caso da cabeleireira e empresária Airam Silva Reis. Há 10 anos ela resolveu largar tudo e começar uma nova vida. Montou um salão de beleza no bairro Teotônio Vilela, zona oeste de Ilhéus. Em 2017, vocês verão aqui um Instituto de Beleza para as classes A, B e C, em um bairro da periferia de Ilhéus, promete, mas sem se esquecer das metas para este novo ano.
Após se qualificar com cursos ministrados pelo Sebrae e conhecer experiências diferentes, ela investiu no salão e, além do serviço profissional, enche de mimos as clientes que não param de chegar. Resultado: o atendimento pulou de 10 para 40 clientes por dia. Eu não paro de trabalhar, comemora. Ela se enche de orgulho ao afirmar que apenas 40% da sua clientela são do próprio bairro onde o salão está instalado. Tenho clientes de várias partes da cidade e até de Itabuna, que percorrem mais de 50 quilômetros para vir ficar mais bonita aqui no meu salão.
A palavra é planejamento. Em 2013, tudo está pronto para ser executado. Neste primeiro semestre inicia com duas turmas modulares das Oficinas de Beleza, ensinando e qualificando alunas e profissionais do mercado a trabalhar com colorimetria, uso de química, atendimento ao cliente e tratamento capilar intensivo. Enfermeira de formação, Airam revela que é fundamental a segurança da saúde dos clientes na aplicação de produtos químicos. Não quero só acesso ao mercado, mas também dar o melhor atendimento a quem busca os nossos serviços.
Inicialmente previstas para serem encerradas no final de 2012, as ações desenvolvidas pela Unidade Regional do Sebrae de Ilhéus para atendimento ao Núcleo de Salões de Beleza e Cosméticos, do Projeto Comércio e Serviço, serão prorrogadas para o período de 2013/2015 e ampliadas para os outros municípios do sul da Bahia na área da regional.
O projeto já resultou na criação das Associações dos Profissionais de Beleza e Cosméticos de Itabuna (Asbeles) e de Ilhéus (Asbelc) com a participação de profissionais de 90 salões de beleza nos dois principais municípios da região sul da Bahia, estimulando a busca por qualidade, produtividade e atualização constante através de cursos e missões empresariais.